Telemóveis

Telefone celular (português brasileiro) ou telemóvel (português europeu) é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos.

 

Há diferentes tecnologias para a difusão das ondas eletromagnéticas nos telefones móveis, baseadas na compressão das informações ou na sua distribuição: na primeira geração (1G) (a analógica, desenvolvida no início dos anos 1980), com os sistemas NMT e AMPS; na segunda geração (2G) (digital, desenvolvida no final dos anos 1980 e início dos anos 1990): GSM, CDMA e TDMA; na segunda geração e meia (2,5G) (uma evolução à 2G, com melhorias significativas em capacidade de transmissão de dados e na adoção da tecnologia de pacotes e não mais comutação de circuitos), presente nas tecnologias GPRS, EDGE, HSCSD e 1xRTT; na terceira geração (3G) (digital, com mais recursos, em desenvolvimento desde o final dos anos 1990), como UMTS e EVDO; na terceira geração e meia (3,5G), como HSDPA, HSPA e HSUPA. Já em desenvolvimento a 4G (quarta geração).

 

 

Informações sobre a bateria e o carregador

O seu dispositivo inclui uma bateria interna, não removível e recarregável. Não tente remover a bateria, porque pode danificar o dispositivo. Para substituir a bateria, leve o dispositivo ao serviço de assistência autorizado mais próximo.

Carregue o dispositivo com um carregador AC-50. O tipo de ficha do carregador pode variar.

Os carregadores de terceiros que cumprem a norma IEC/EN 62684 e que conseguem ligar-se ao seu mini-conector USB podem também ser compatíveis.

A bateria pode ser carregada e descarregada centenas de vezes, embora acabe por ficar inutilizada. Quando a autonomia em conversação e espera se tornar marcadamente inferior à normal, deve substituir a bateria.

 

 

Que perigos pode apresentar um telemóvel?
 

Um telemóvel, tal como os computadores, também é vulnerável a certos perigos, como os do phishing, SPAM, roubo de identidade e cyberbullying, pelo que algumas das regras que se aplicam para os primeiros aplicam-se aqui também.
 

  • Câmaras fotográficas

  • A câmara fotográfica não constitui, por si, um perigo, mas a utilização por parte de indivíduos menos bem intencionados já o pode ser. Se alguém tirar uma fotografia a uma pessoa sem a sua autorização (por exemplo, nuns balneários) e a colocar na Internet, isto constitui um acto de cyberbullying.
  • Cyberbullying

  • O cyberbullying aplica-se aos telemóveis também, na medida em que é também possível receber uma mensagen (SMS), imagem (MMS), além de chamadas, cujo propósito seja o de intimidar, incomodar e/ou ameaçar, entre outros.
  • SPAM

  • Embora não seja, por si só, um perigo, o SPAM (mensagens de texto ou outras contendo informação/publicidade não solicitada) pode ser extremamente incomodativo, na medida em que podemos receber inúmeros SMS que não nos interessam, a diversas horas do dia. Contudo, tenha em atenção que o SPAM também pode conter phishing, pelo que deverá tratar estas mensagens com cuidado e reserva.
  • Bluetooth

  • O Bluetooth (saiba o que é em “Como funciona?” desta secção) pode, se o utilizador não for cuidadoso, ser um meio de invasão da privacidade. Se deixar o Bluetooth ligado, é possível a terceiros aceder sem autorização às informações do seu telemóvel. Para evitar que isto aconteça, desligue esta funcionalidade depois de efectuar a transferência de dados.
  • Vírus

  • Embora seja ainda pouco comum receber vírus no telemóvel, este perigo existe e terá tendência, a par das outras tecnologias da comunicação, a crescer com o tempo. Hoje em dia, é possível alguém mal intencionado apagar remotamente dados de um telemóvel, desde que possua alguns dados a respeito do mesmo (nº de identificação, por exemplo). Os vírus já se propagam nos computadores de bolso (“palmtops”) e nos PDAs, pelo que é recomendável que tenha algum cuidado a transferir dados com esses equipamentos.